Menu fechado

A Picanha

A Picanha é o tipo de corte de carne queridinha por todos em um churrasco e hoje vamos te contar um pouco mais sobre ela! Vem com a gente!
A picanha

A Picanha é um tipo de corte de carne bovina prestigiada e uma das peças mais pedidas em um churrasco, justamente por ser muito saborosa, suculenta e de fácil preparo.

A ORIGEM DA PICANHA

Existem inúmeras versões para origem do nome “picanha” mas uma das mais aceitas é a de que o nome surgiu por conta de um instrumento similar a uma vara chamada de picatta , em italiano e picaña em espanhol utilizado para fazer o corte na parte posterior da região lombar do gado.

Considerada a estrela em qualquer churrasco, essa peça faz parte da lista de carnes nobres, ela é retirada da parte traseira do boi, juntamente com outras peças bastante valorizadas, como a alcatra e a maminha.

A picanha é distinta por seu sabor único, proporcionado pelo marmoreio (gordurinhas entremeadas na carne) e por sua capa de gordura que conferem maciez e suculência a carne.

COMO TEMPERAR?

As características da carne devem ser mantidas, no caso da picanha elas são a suculência e sabor suave. O sal mais utilizado nos churrascos é o sal grosso, entretanto ele não é o mais indicado para temperar a picanha por ser muito forte, o ideal é usar sal médio ou sal grosso triturado. Por ser uma carne de sabores suaves procure não exagerar caso utilize pimenta, alho ou outro tempero. Tempere devagar evitando esfregar o sal na carne e com cuidado, o excesso de sal pode secar a carne.

PICANHA NO CHURRASCO

Uma dica importante se refere a altura da picanha, que deve ter aproximadamente cinco centímetros de altura (dois a três dedos).

Essa altura tem a finalidade de manter a suculência da carne, garantindo que ela não perca o “suco” natural quando estiver na churrasqueira.

Outro conselho diz respeito a capa de gordura da picanha, muitas pessoas não gostam de carne com gordura, porém ela é fundamental para que fique saborosa e macia.

Também orientamos que após assada, deixa a carne descansar por alguns instantes para que ela fique mais suculenta.

PICANHA ASSADA INTEIRA

Coloque a picanha inteira para assar com uma distância de 15 a 20 cm da brasa, procurando deixar a capa de gordura para cima pra selar a carne. Quando ela já estiver dourada, apresentando uma crosta, suba a carne para uma altura de 25 a 30 cm da brasa, agora com a gordura voltada para baixo. Quando começar a surgir “suco” na superfície da carne, retire e fatie.

PICANHA CORTADA EM BIFES

Pulverize sal sobre os bifes e regue com um pouco de óleo para que a carne não resseque. Os deposite na grelha para assar com uma distância de 15 a 20 cm de distância da brasa. Deixe grelhando por 10 minutos, 5 minutos cada lado, caso queira ao ponto ou entre 3 a 4 minutos de cada lado se preferir mal passada.

Só de pensar em uma picanha recém saída da brasa já nos deixa com água na boca não é mesmo? Visite uma de nossas unidades e garanta sua picanha em nosso setor de açougue. Além da picanha você também vai encontrar outros produtos selecionados e uma grande variedade de outras carnes especiais, aves, peixes, temperos e acessórios!

Além disso, também estamos contando com o iFood em todas as lojas e com o Super Now no Morumbi e Jaguaré! Aproveite!

Depois conta pra gente como ficou!

É bom ver você se cuidando!

Gostou?
5/5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DE LER ESSAS MATÉRIAS