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Cogumelo – Muito Nutritivo

O cogumelo além de delicioso, também é muito nutritivo e recomendado para quem quer ter uma dieta balanceada. Conheça mais sobre essa iguaria milenar.
Cogumelo - muito nutritivo

HISTÓRIA

A colheita de cogumelos iniciou-se pelos povos pré-históricos, mas seu cultivo e consumo se deram somente na antiguidade. São uma antiga tradição nos países asiáticos, majoritariamente na China, onde começaram a ser cultivados há cerca de 600 anos a. C., com a espécie Auricularia auricula, também conhecida como “orelha de pau”. O cogumelo shiitake também foi um dos pioneiros no país chinês. Já os egípcios cultivavam o alimento e serviam-no como iguarias aos faraós, que os definiram como: “comida real”, e aos habitantes comuns não era permitido nem tocar nos cogumelos. Ao longo do tempo, se popularizou ao redor do mundo, estando hoje presente na culinária de diversos países.

GRANDE VARIEDADE DE ESPÉCIES

Em relação às espécies conhecidas e catalogadas de fungos, 12.000 são consideradas cogumelo, e destas ao menos 2.000 são comestíveis. Cerca de 35 espécies são cultivadas para fins comerciais e 20 são cultivadas para fins industriais. O cogumelo mais cultivado ao redor do mundo é o champignon, seguido do shiitake, cogumelo ostra, cogumelo orelha de pau e cogumelo palha. Há alguns anos, o cogumelo shimeji tem se popularizado em diversos países, por influência da culinária oriental. São inúmeras espécies, mas os comestíveis ainda são uma quantidade ínfima, se comparado aos cogumelos não apropriados para consumo e venenosos. Aliás, é importante lembrar que muitos cogumelos além de não serem comestíveis e apropriados para utilização em outros fins, podem causar alucinações, alergias graves, intoxicação e até mesmo a morte. Opte sempre pelo consumo de espécies de cogumelos comercializadas em supermercados, pois são os apropriados para nossa alimentação.

BENEFÍCIOS DE SE CONSUMIR COGUMELOS

Muito nutritivo: Os cogumelos são compostos de cerca de 90% de água, e possuem teor reduzido de gorduras. Ótimos para quem quer se manter sempre hidratado. São fonte de proteína, possuindo uma quantidade maior que a de verduras convencionais. Fonte de vitaminas, principalmente C, B12 e D. É pobre em gordura, e contém alto teor de minerais, e dentre esses minerais, encontra-se: cálcio, potássio, magnésio, fósforo, além do cobre, ferro, sódio, manganês e zinco. Muito nutritivo, é um alimento-chave para uma alimentação rica e balanceada.

Propriedades funcionais: Por seus níveis proteicos, os cogumelos têm sido ministrados para estimular a imunidade, melhorar a qualidade de vida dos diabéticos, agir como antioxidante e prevenir riscos de doenças tais como a osteoporose e a úlcera gástrica.Também tem demonstrado bons resultados na diminuição do colesterol.

Propriedades medicinais: Os cogumelos fazem parte da medicina oriental há mais de 2.000 anos, tendo demonstrado diversos benefícios ao longo do tempo, e até mesmo a cura de doenças. Pesquisas atuais têm indicado que eles possuem propriedade de melhora do sistema imune, aumentando anticorpos e fortalecendo nossas defesas fisiológicas. Algumas espécies apresentam ação antimicrobiana, e assim, agem combatendo alguns micro-organismos prejudiciais para o organismo

Propriedades antioxidantes: Mais um dos inúmeros benefícios dos cogumelos é sua forte ação oxidante, ou seja, combatem os radicais livres do organismo. Isso pode ter relação com a melhora em vários quadros de doenças como: Câncer, artrite reumatóide, cirrose, entre outros. Essa ação antioxidante se deve ao fato de esses alimentos serem ricos em vitaminas A e C, betacaroteno e outras propriedades que tem esse efeito. 

COMO CONSUMIR O COGUMELO

Refogado: Refogando por cerca de 6 minutos, o cogumelo não perde suas propriedades nutricionais. Não deixe por muito tempo no fogo alto.

Cozido: Cozinhe em água, mas de forma rápida, pois o calor faz com que ele perca água e maciez. Ou cozinhe junto com sua receita (Estrogonofe é um prato que combina muito com o cogumelo champignon). Não despreze seus talos, pois ali estão boa parte de suas fibras.

Assado: Coloque seu tipo preferido inteiro no forno pré-aquecido, temperado com azeite, sal e cebola. Retire quando estiver macio e dourado. 

Em recheios: Eles podem ser misturados, utilizados como recheios de diversos pratos (sanduíches, tortas ..), em molhos (para massas, ou cobertura de alguns pratos),e em saladas

* Não consuma os cogumelos crus. O calor consegue destruir possíveis agentes tóxicos presentes nos fungos.

A ESCOLHA DOS COGUMELOS

Como comprar: Os tipos mais comuns vendidos normalmente vem em potes ou sachês de conservas, neste caso, é bom observar a coloração da água da conserva, que normalmente é um pouco amarelada, e verificar se a embalagem não está furada ou com alguma avaria que possa contaminar o seu conteúdo. 

Já os cogumelos shiitake e shimeji, que normalmente são vendidos frescos, é importante observar se não há umidade em excesso, pois isso pode acelerar o seu apodrecimento. Procure por manchas marrons, lesões, e fissuras. Atente-se à data em que foram colhidos, já que sua duração normalmente é de uma semana. 

Como conservar: Devem ser mantidos em geladeira. Eles possuem duração de sete dias normalmente, mas sua durabilidade pode ser prolongada se fizer pequenos furos no plástico da embalagem para que os cogumelos possam respirar.

Higienização: Cogumelos absorvem água muito rápido, e com isso, podem perder seu sabor e textura, por isso muitos preferem não lavar. Passe em papel toalha e uma escovinha de cerdas macias antes de prepará-lo. Caso opte por lavar em água corrente, seque bastante depois.

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